O trabalho de limpeza e conservação é uma atividade mais complexa do que a maioria pode imaginar. E esse fato atinge níveis extremos quando falamos de limpeza hospitalar, constituindo-se de uma atividade que envolve diversas variáveis tais como a presença de material humano, processos técnicos específicos, riscos ocupacionais, etc.
A equipe de limpeza hospitalar são os trabalhadores com mais riscos e maior índice de doenças patogênicas, transmitidas pelo ofício que exercem no ambiente ocupacional.
Frente a esta complexidade, os serviços de limpeza e conservação normalmente são difíceis de serem desenvolvidos em ambientes hospitalares, devido ao fator de imprevisibilidade de situações emergenciais. Este aspecto abre brecha para a ocorrência de inúmeros acidentes, especialmente envolvendo os resíduos infectantes e os perfurocortantes.
Dito isso, a limpeza em hospitais não só merece, mas como precisa de um estudo mais detalhado e um treinamento recorrente por parte dos profissionais, sendo uma das áreas que estão diretamente ligadas à segurança e saúde.
Consequentemente, em 2005, o Ministério do Trabalho e Emprego, até publicou através da Portaria nº 485 de 11/11/05, a Norma Regulamentadora NR-32, intitulada Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde, estabelecendo diretrizes básicas na “implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de assistência à saúde.”
Sendo um serviço tão complexo e vital para o bem-estar de médicos e pacientes, grande parte dos hospitais, hoje em dia, para não arriscar cometer nenhum e falta de atenção, estão contratando terceirizadas especializadas em higienização hospitalar.
Continue lendo para saber os motivos.
Especialização
Como mencionamos antes, a limpeza hospitalar principalmente, exige o conhecimento e prática de diversas técnicas específicas. As empresas terceirizadas, então, lhe garantem essa vantagem, pois são especialistas nos serviços que prestam. Elas investem constantemente no aprimoramento das capacidades de seus colaboradores por meio de treinamentos, oficinas, palestras, e atualizações constantes.
Deixando a higienização para profissionais capacitados, o risco de infecções diminui drasticamente para todos, profissionais, pacientes e visitas.
Aliás, não é apenas em seus colaboradores que as boas terceirizadas investem, mas também em melhores tecnologias, materiais e produtos para ajudar no serviço, seja na gestão ou nas próprias técnicas de limpeza. Essas tecnologias e equipamentos facilitam a limpeza, trazem agilidade e garantem maior proteção à saúde do colaborador.
Além disso, algumas empresas investem em produtos biodegradáveis de limpeza profissional, para haver o mínimo impacto possível no meio ambiente.
Mencionaremos, como um bônus, que você não precisaria mais se preocupar em comprar todos os produtos para a sua equipe de limpeza, já que as terceirizadas estão sempre se atualizando e investindo nos melhores produtos aprovados pela Anvisa.
Certificações
As melhores terceirizadas possuem anos de mercado e certificações internacionais, como é o caso da Morhena, abrangência nacional, atendendo diversos tipos de clientes.
No caso de certificações na área de higienização hospitalar, a Morhena possui certificação internacional ISO 9001 em Limpeza, Higienização e Desinfecção em áreas da saúde, garantindo especialidade no segmento conquistando a certificação que representa um atestado de reconhecimento nacional e internacional à qualidade do trabalho.
Ao contratar uma terceirizada você assegura o bom funcionamento de todos os serviços de suporte do ambiente hospitalar, desde a devida higienização de ambientes e maquinários, ao controle e prevenção de infecções, hotelaria, manutenção de equipamentos, etc.
Além dos corredores
Como deve saber, não é apenas o contato físico com outra pessoa que ocorre as contaminações. O contato com objetos infectados também pode causar infecções hospitalares.
Portanto, não adianta se concentrar na limpeza de apenas corredores, quartos e banheiros.
Assim sendo, equipamentos como monitores, grade da cama, respirador, focos, criado-mudo, bomba de infusão, suportes de soro e painel de gases, salas de ultrassonografia, raios-X, centro cirúrgico e endoscopia — todos eles possuindo a necessidade de cuidados especiais e técnicas específicas de limpeza — também entram automaticamente no contrato da empresa terceirizada e os colaboradores vêm completamente treinados e familiarizados com esses processos rigorosos.
Coleta de Resíduos Hospitalares.
Como já deve saber, uma das principais causas de contaminações e infecções em ambiente hospitalar são os resíduos hospitalares, ou comumente conhecido como lixo hospitalar.
As leis que se aplicam as organizações produtoras de resíduos hospitalares começou com a RDC n.º 306/04 da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e pela resolução n.º 358/05 do CONAMA (conselho nacional do meio ambiente), objetivando organizar e impor o PGRSS (Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde).
Esse plano tem como objetivo melhorar as medidas de segurança e higiene no ambiente hospitalar; contribuir para o controle de infecção hospitalar e acidentes ocupacionais; minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos resíduos gerados, um encaminhamento seguro, de forma eficiente.
Essas leis são supervisionadas pelos fiscalizadores da ANVISA, e são sujeitas às penalidades dos tipos quais, emissão de autuações e multas até a interdição parcial, total ou permanente da organização.
Algumas empresas terceirizadas também oferecem o serviço de Coleta de Resíduos Hospitalares. Uma equipe especializada coordena a coleta, transporte, tratamento e destinação final de resíduos gerados nos estabelecimentos de saúde.
A Morhena, por exemplo, oferece esse serviço e utiliza seu “Padrão Morhena” como lema, sempre em busca da excelência em seus serviços.
Neste texto nós abordamos alguns motivos para a contratação de empresas terceirizadas e especialistas em higiene hospitalar. Caso tenha achado nosso texto útil, fique a vontade para assinar nossa newsletter e receber notificações de postagens de mais conteúdos relacionados a saúde e limpeza hospitalar.