É muito difícil encontrar uma empresa que não usufrua das vantagens que uma empresa terceirizada contratada leva para o seu negócio. De fato os colaboradores terceirizados acabaram se tornando tão importantes quanto os colaboradores responsáveis pelas atividades-fim da empresa, simplesmente por deixarem o trabalho desses últimos mais organizados e menos estressantes.
A terceirização é focada normalmente no setor de RH, limpeza, compras, portaria entre outras funções, que facilitam a vida do gestor e sua equipe.
Como? Muito simples!
As terceirizadas trazem a você, gestor, toda a estrutura e colaboradores especializados sem que você tenha que investir em equipamentos e treinamentos, economizando um tempo tremendo e deixando você se concentrar 100% no seu produto.
Podemos até imaginar a dúvida que está passando pela sua cabeça agora… E o custo-benefício? Contratar uma terceirizada não acabará com o meu orçamento em um piscar de olhos?
Não tema! Essa dúvida, por mais que seja muito comum, também é muito fácil de ser sanada. Tudo o que precisa fazer é usar um dos truques mais velhos da humanidade: a comparação.
Mas, não estou falando de comparar empresas terceirizadas uma com a outra, – pelo menos não ainda – muito menos comparar sua empresa com seus concorrentes. Queremos que compare a sua empresa com a terceirizada.
Isso mesmo, compará-las com os de uma contratação de funcionário e/ou equipamentos próprios, colocando todas as informações no papel para serem analisadas cuidadosamente.
Analisando a diferença de custo entre as duas opções, avaliando a qualidade dos serviços prestados, você consegue descobrir em pouco tempo se a terceirização é a opção correta para você.
Pontos-chaves para a análise
Outra dúvida comum para a maioria dos gestores – não se preocupe, garanto que você não está sozinho nessa – são quais elementos, os tais pontos-chaves, que devem ser analisados para avaliar o custo-benefício de uma empresa terceirizada?
Bom, continue com a gente que saberá a resposta.
- Afeta seu core business diretamente?
Como, tanto optar por colaboradores internos, quanto terceirizar, ambos têm seus prós e contras, é comum não favorecer nem um, nem o outro. Sendo assim, a coisa mais inteligente a fazer é escolher os segmentos em que suas equipes possam ser terceirizadas.
Por exemplo, se você é gestor de uma loja, é claro que é preferível focar no seu core business: vender seu produto. Ter que treinar uma equipe para fazer a limpeza e conservação do local ou ter uma equipe interna para cuidar do marketing e do site da loja, por exemplo, não faz sentido, economicamente falando.
Agora, faz sentido, neste caso, contratar vendedores internos, já que eles estão ligados diretamente ao core business. Se os setores que você pensa em terceirizar podem afetar diretamente sua atividade-fim, então talvez a terceirização não seja a melhor opção no momento.
- Demanda
Você quer terceirizar para algum evento de curto prazo? Os colaboradores serão desnecessários depois de alguns meses?
Se a resposta for sim, nosso conselho é que terceirize. Afinal, você está disposto a pagar benefícios para colaboradores que logo não irá precisar?
Além disso, se algo der errado e o colaborador se demitir, você terá que arcar novamente com a contratação e treinamento de um novo trabalhador, além do custo das possíveis questões legais que a demissão pode acarretar.
Se a demanda for de curto prazo, então contratar equipe interna realmente não faz sentido economicamente!
- Treinamento
Trazemos a atenção de volta para algo que mencionamos no ponto anterior.
Treinamento.
Treinar seus colaboradores demanda bastante tempo e dinheiro. Você tem tempo e recursos para isso?
E mesmo com o treinamento é possível que erros sejam cometidos por falta de supervisão já que você não pode se dedicar ao seu core business e supervisionar a equipe de limpeza, por exemplo, ao mesmo tempo.
Aliás, já que estamos falando de custos contratuais, vale a pena mencionar que a terceirização acaba ficando mais barata que a contratação interna, já que você não precisará se preocupar com VT, vale de alimentação, 13°, entre outros.
De acordo com Deloitte Survey, 62% das empresas notam uma economia de 10% a 25% no orçamento e os outros 38% das empresas reportam uma economia de 40%.
- Flexibilidade
Nesse ponto estamos falando de flexibilidade tanto de horário, quanto de trabalhadores.
É fácil substituir e adicionar trabalhadores conforme as suas necessidades. Caso um trabalhador falte, a empresa terceirizada se responsabiliza em mandar outro colaborador para substituir, sem custos adicionais para você.
A terceirização também providencia economia de recursos para temporadas menos movimentadas da sua loja e ainda mantêm a qualidade do serviço terceirizado.
Como pode perceber, não é preciso ser um analista expert para entender os pontos-chaves que precisam ser considerados ao contratar uma empresa de terceirização, relacionados ao orçamento da sua empresa. Tudo que precisa fazer é avaliar se a contratação interna de colaboradores está tendo maiores ou menores custos para o seu negócio.
Se estiver tendo menor custo, bom trabalho! E por favor, nos ensine como fazer isso!
Agora, se o custo for maior, a terceirização é uma das opções mais viáveis em custo e qualidade para resolver o problema.
Ainda acrescentamos que esses sinais que deveria contratar uma equipe interna: só se você tem um cultura de trabalho específica que deve estar evidente durante o processo de tudo relacionado a sua empresa; se a equipe está sendo contratada para trabalhar na sua atividade-fim; você é uma empresa muito grande com uma marca muito forte de colaboradores; ou se suas atividades-fim envolvem algum segredo que mancharia a imagem da sua organização se vir o público.
Aqui está! Os pontos cruciais para avaliar o custo-benefício ao contratar uma empresa terceirizada! Pegue papel e caneta e comece a comparar e fazer contas. Sua economia no final do mês vai te impressionar.
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