As duas principais razões que uma empresa decide terceirizar algum de seus serviços são: redução de custos e mais tempo para focar em sua atividade-fim.
Porém, com o crescimento da terceirização de serviços, também cresceu o descuido dos gestores e donos de empresa em relação às áreas terceirizadas. Parece haver uma crença subconsciente e errada que, assim que um determinado serviço é terceirizado, o gestor não precisa mais prestar atenção e nem monitorá-la.
Não é bem assim. A terceirização, se não feita de forma correta, pode se tornar um empecilho.
Elaboramos neste artigo, responsabilidades e limites, tanto do lado contratante, quanto do lado contratado.
1. Pagamento da terceirizada
É verdade que os colaboradores terceirizados são pagos por quem os contratou: A empresa de terceirização. Mas isso não significa que você pode ignorar completamente essa parte do acordo entre vocês.
A sua equipe de RH ou departamento comprador de serviços tem a responsabilidade de averiguar se a empresa terceirizada está em dia com os salários dos colaboradores. Assim como a terceirizada tem a responsabilidade de cumprir com os pagamentos.
Enquanto o salário de terceirizados pode parecer algo que não está sob sua responsabilidade, o assunto não pode ser ignorado. Afinal, os serviços deles estão contribuindo para o crescimento da sua empresa, a organização e o bem-estar dos seus trabalhadores internos e para a reputação do seu negócio.
O contratante precisa ficar de olho se a terceirizada está cumprindo com as leis trabalhistas. Caso a empresa contratada deixe de pagar os salários ou encargos trabalhistas e fiscais, por exemplo, essa responsabilidade pode passar para você.
Por falar nisso, você também não deve esquecer de cumprir as suas!
Isso acontece muito no meio dos “freelancers”. Os trabalhadores fazem um serviço e a empresa contratante atrasa o pagamento, ou pior deixa de pagar! Isso não pode acontecer!
No contrato haverá o preço determinado e você tem a responsabilidade de cumprir com esse acordo… Caso não queira terminar com vários processos e má fama para a sua empresa.
2. Expectativas
A empresa terceirizada só vai conseguir alcançar suas expectativas se você disser a ela quais são.
Durante o processo de escolha da empresa de terceirização, você deve enfatizar seus objetivos, necessidades, aspirações e até limite de tempo, se for necessário.
Não adianta ficar bravo com a terceirizada por não atingir seus objetivos, se ela não sabe que objetivos são esses.
Sendo assim, temos duas maneiras de abordar esse assunto: a maneira “receita” e a maneira “dinâmica”.
A primeira, expõe como as atividades devem ser feitas passo-a-passo, focado no processo . Essa é uma estratégia prescritiva que dá certo controle ao gestor. Porém, essa opção dá a possibilidade da empresa contratada dar desculpas caso não alcancem a meta desejada, como: “mas nós só fizemos como o(a) senhor(a) mandou”.
A segunda foca no resultado, encorajando iniciativas e inovações, contando que chegue ao objetivo desejado. Você dá mais liberdade para a terceirizada utilizar de métodos e técnicas que podem ser bem melhores que as que você conhece e mais produtivas para a empresa.
Porém, independente da estratégia, você tem a responsabilidade de ficar atento às necessidades dos trabalhadores e sempre verificar se eles têm todas as ferramentas e materiais necessários para alcançar suas expectativas.
3. Delegação de poder
Já que estamos falando de responsabilidades com os colaboradores, queremos atentar aqui um limite que você deve respeitar.
Não é você que manda e desmanda nos terceirizados, independente do método que você escolher fazer a contratação.
Ao contratar uma empresa de terceirização, você está delegando o poder de demitir, punir, aumentar o salário ou diminuí-lo e/ou pedir que façam algo que não esteja originalmente no contrato.
A responsável por tudo isso é a Terceirizada que contratou o colaborador, portanto você deve se dirigir a ela, caso tenha problemas com algum trabalhador ou equipe. A terceirizada cuidará de mandar o colaborador para outro setor e substituí-lo na sua empresa.
4. Enfatizar a marca
Ao contratar uma terceirizada, ela estará prometendo seguir os valores e morais da sua empresa, então certifique-se que os colaboradores terceirizados tenham acessos a guias desses valores para garantir que eles ajam de acordo com a imagem da sua marca.
Isso é especialmente importante se sua empresa atende seus clientes majoritariamente presencialmente.
Se a terceirizada ignorar ou não combinar com os valores do seu negócio, você pode acabar com mais trabalho para seus colaboradores internos, possivelmente desperdiçando dinheiro, tempo e recursos da empresa.
Lembre-se sempre que o contrato de vocês é um acordo de ajuda mútua. A terceirizada tem a responsabilidade de combinar com sua imagem, caso contrário, você tem o direito de escolher outra terceirizada que vá encaixar com seu negócio.
5. EPI’s
A terceirizada tem a responsabilidade de oferecer EPIs adequados aos seus colaboradores, ou seja, equipamentos de proteção individual conforme a atividade que executam.
Porém, isso não quer dizer que a sua empresa também não deve oferecer equipamentos de proteção coletiva em suas instalações, onde serão desenvolvidas as atividades.
Devido à corresponsabilidade da contratante em casos de acidentes de trabalho, despesas indenizatórias podem recair nos cofres de quem contratou a terceirizada. Para evitar isso, sempre exija que a prestadora de serviço tenha um plano de cobertura contra acidentes de trabalho.
Essas foram algumas responsabilidades e limites de ambas as partes em um contrato de terceirização. Caso tenha gostado desse texto, não deixe de ler também nossos artigos 6 exigências na hora de escolher uma terceirizada e 8 dicas para contratar uma empresa de limpeza e conservação.
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