Seja em um prédio comercial ou em condomínios, a fachada do local é importantíssima para a reputação do edifício.
Para os prédios comerciais, é a primeira coisa que os clientes veem e é muito natural que julguem a empresa pelo estado da fachada. A fachada reflete a qualidade do produto e/ou serviço que a organização oferece, portanto, é muitas vezes, o fator decisivo ao considerar uma empresa.
Pense bem: se for em uma loja de roupas, por exemplo, escolheria aquela que tem a fachada suja, com vidros embaçados e tinta descascando? Ou escolheria aquela cuja fachada é limpa e bonita?
Para condomínios, a limpeza da fachada também é importante, principalmente no âmbito do prestígio, seguido da sensação de segurança e conforto que será gerada para os moradores.
Em outras palavras, uma boa limpeza de fachada é sinônimo de aumento da valorização imobiliária, além de também ganhar benefícios como a prevenção contra a deterioração do edifício e a redução de gastos extras para a resolução de contratempos ocorridos pela falta de cuidado.
Vamos neste texto falar das diferenças entre as equipes internas e as terceirizadas.
Revestimento
Colaboradores internos: se você pensa que pode usar a mesma equipe de limpeza tanto para a parte de dentro, quanto para a fachada… está enganado.
Primeiro de tudo, sejam colaboradores internos ou terceirizados, eles precisam estar cientes que, dependendo do revestimento da sua fachada, as técnicas, métodos e produtos de limpeza são diferentes.
É raro que uma equipe de limpeza interna seja treinada antecipadamente para fazer os dois tipos de limpeza. Esse fato vai cobrar de você, gestor, tempo e recursos para ensinar esses trabalhadores as diferenças, assim como as técnicas usadas em cada uma.
Se utilizar os materiais, produtos e métodos errados na fachada, a limpeza, ao invés de ajudar, vai acabar arruinando o revestimento da sua entrada, o que acarretaria, consequentemente, em um custo absurdo para substituir o revestimento da fachada.
Terceirizada: Uma das grandes vantagens de se contratar uma terceirizada é o profissionalismo que a mesma emprega em todas as áreas que terceirizam. As boas terceirizadas levam a sério o treinamento de seus colaboradores. Assim sendo, os profissionais já conhecem os materiais, tipos de revestimento e técnicas necessárias para não prejudicar o revestimento da sua fachada. Os novos colaboradores também, antes de serem enviados para o serviço, são devidamente treinados.
Assim, você sabe que seu revestimento estará seguro e não precisará ser trocado por um bom tempo.
Custos
Equipe interna: você já deve saber que, não apenas na equipe de limpeza, mas trabalhadores internos em geral é um dos maiores custos das empresas. Não apenas deve-se pagar o salário, mas também outros benefícios como VT, 13°, INSS, FGTS, férias e horas-extras, entre outros.
Além disso, alguns equipamentos para melhor aproveitamento da água e melhor limpeza podem ser bem caros para algumas empresas.
Terceirizada: ao contratar uma empresa especialista em limpeza de fachadas, porém, você investe em uma limpeza adequada e sem gastos desnecessários referente aos materiais e trabalhadores.
Isso porque os equipamentos necessários para a limpeza de fachadas são fornecidos pela empresa terceirizada, e alguns desses equipamentos também ajudam na economia do orçamento, como as máquinas de hidro jateamento. Sairia bastante caro comprar e manter uma máquina assim, mas as terceirizadas já tem seus equipamentos à mão.
Além disso, a terceirizada manda a quantidade certa de trabalhadores para fazer o serviço. Se você julgar serem necessários mais colaboradores, a empresa terceirizadora acrescentará à sua equipe sem um custo extra.
Segurança
Outro agente de extrema importância é a altura do prédio, isso porque a altura do edifício é um fator determinante para compreender a técnica a ser utilizada na limpeza.
Quando temos um prédio até 40 metros, por exemplo, o indicado é utilizar andaimes, porém se o prédio ultrapassa os 40 metros, a técnica que se recomenda para ser utilizada é de Alpinismo Industrial.
Afinal, será necessário que os profissionais tenham além de cursos de capacitação na área, um treinamento adequado para gerar a maior segurança para todos os envolvidos.
Equipe interna: você deve arcar com os EPIs apropriados para manter, colaboradores e visitantes em segurança. Além dos cursos de alpinismo industrial, caso não seja capaz de encontrar trabalhadores que já possuem o curso.
Terceirizada: a terceirizada, como já dissemos, oferece o curso para seus colaboradores antes mesmo do cliente pedir pelo serviço. Eles treinam primeiro todos os colaboradores, sem falta, na área que irão trabalhar para que não haja nenhum acidente. Quando for contratar uma empresa terceirizadora, tenha certeza de conferir a integridade no mercado e um portfólio rico em avaliações positivas.
Experiência
Terceirizada: as empresas de serviços terceirizados, primeiro de tudo, oferecem o estudo detalhado da sua fachada, se baseando em aspectos como a superfície do prédio, a acessibilidade que o seu empreendimento oferece, os produtos e equipamentos a serem utilizados, bem como as técnicas executadas pelos prestadores de serviço.
Esse estudo inicial é importante para fazer seu orçamento. Envolve o nível da sujidade, o tempo que será gasto para o serviço, a demanda de trabalhadores, se sua empresa possui acessibilidade para a limpeza de fachada, como por exemplo pontos de apoio pensados na técnica de alpinismo industrial, pontos de fixação, etc.
Ao final do estudo das necessidades do seu edifício, cabe a você, junto a empresa de limpeza de fachada, fazer um orçamento justo.
As equipes terceirizadas têm, também, olhos treinados para identificar falhas como rachaduras, infiltrações, etc.
Equipe interna: já a equipe interna não tem esses olhos treinados e é muito provável que deixem passar alguma coisa. Eles terão que aprender também como se faz o estudo da fachada para mantê-la impecável.
Legislação
É excepcionalmente importante saber que cada município pode estipular as suas próprias normas sobre o assunto. Um exemplo é a cidade de São Paulo, que impôs o prazo máximo de 5 anos entre as manutenções das fachadas. Dessa forma, é importante que seja feita uma pesquisa sobre as leis municipais de sua localidade antes de efetuar qualquer limpeza.
Equipe interna: se quiser uma equipe interna, é mais vantajoso para o seu orçamento, se os trabalhadores forem os mesmos que fazem a limpeza interna. Já falamos que isso, definitivamente, não é o ideal, por conta do alto custo dos cursos. Mas ainda assim ficaria mais barato do que contratar uma equipe interna para o interior do seu negócio, e outra equipe interna para a fachada, tendo que arcar com o treinamento desses últimos também.
Além disso, a limpeza da fachada é periódica. Quer dizer que você contratar uma equipe separada, vai acontecer de duas, uma: ou vai haver muitos momentos de ócio entre os colaboradores, ou você acabará com mais colaboradores do que o seu negócio precisa e pode sustentar.
Terceirizada: então para tornar sua vida mais fácil, as terceirizadas oferecem no contrato um cronograma para o serviço, evitando assim desperdícios de produtos, trabalhadores, tempo e recursos.
Além disso, as terceirizadas já estão familiarizadas com todas as legislações relacionadas.
Escolhendo a terceirizada
Agora que falamos sobre as diferenças entre equipe interna e terceirizada de limpeza de fachadas, devemos apontar o cuidado necessário na hora de escolher a empresa terceirizadora.
Muitos fatores devem ser considerados, como reconhecimento, custo benefício, tempo de maturidade da empresa, etc. A Morhena, por exemplo, é uma das poucas empresas do setor que possui 42 anos com o mesmo CNPJ e a conquistar o selo ISO 9001.
Não deixe de ler nosso texto 6 exigências na hora de escolher uma terceirizada para complementar essa leitura. Se gostou desse texto, fique à vontade para assinar nossa newsletter para receber mais conteúdos como este.