O principal objetivo da higienização hospitalar é o de prevenir a ocorrência de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), isto é, aquelas adquiridas por meio de procedimentos de saúde ou durante a internação hospitalar.
Em nosso blog já abordamos diversos assuntos como CCIH, descarte correto de detritos, todos os tipos de limpeza hospitalar, todos os diferentes grupos de resíduos hospitalares e como fazer o descarte correto de cada um deles, entre outros grandes assuntos e normas oficiais que toda casa de saúde deve saber.
Mas hoje, nós iremos falar dos detalhes que geralmente são ignorados. Detalhes tão importantes quanto as grandes ações e cuidados que já comentamos.
O Serviço de Limpeza Hospitalar compreende a limpeza, higienização e desinfecção de TODAS as superfícies e ambientes do hospital, prevenindo a deterioração de superfícies, objetos e materiais e contribuindo para o conforto e saúde de todos os pacientes e profissionais.
Queremos atentar que no ambiente hospitalar, diversos fatores que favorecem a contaminação podem ser minimizados por medidas simples empregadas na rotina do dia-a-dia.
Vamos enumerar essas medidas imprescindíveis para uma boa limpeza neste post!
1. Higienização das mãos
Esse é primeiro tópico porque acreditamos que seja o mais importante e que definitivamente não pode ser ignorado.
Todos os locais onde as pessoas colocam as mãos podem se tornar perigosos veículos para a transmissão de infecções, sem contar com a potencialização de risco devido ao “entra e sai” do prédio e pela circulação entre os diferentes setores do hospital, que acaba transportando germes e bactérias.
Assim sendo, como a desinfecção de superfícies e ambientes, a desinfecção das mãos é de extrema importância. Por isso, lavar as mãos é mais que eliminar sujeiras, suor, oleosidade, pelos e células mortas. É fundamental para evitar infecções e doenças.
Para a desinfecção correta das mãos é indicado a utilização de água e sabão, de preferência anti-séptico, papel toalha descartável para secá-las, e depois álcool em gel para finalizar.
2. Manutenção no ar-condicionado
Realize manutenção preventiva de acordo com prazo do fabricante. Troque filtros e limpe os aparelhos para evitar mau cheiro e proliferação de fungos.
Atualmente, o uso de ar-condicionado está sendo desencorajado por conta da pandemia do Covid-19, popularmente conhecido como Coronavírus. Isso porque é recomendável ter as janelas abertas para promover um curso constante de ar.
Mas ainda assim, muitos hospitais ainda usam o ar-condicionado em favor do conforto dos pacientes e profissionais, então, pelo menos, faça a manutenção necessária.
3. Tapetes e carpetes
Tente evitá-los, não importa o quão bonito deixe sua clínica ou hospital. Mas, quando existirem, limpe com vinagre diluído em água e deixe ao sol para secar. Isso evita a proliferação de ácaros e outros agentes respiratórios.
4. Sanitários
Tanto os de uso comum quanto os localizados nas áreas de internação devem ser higienizados diariamente.
Os materiais necessários e EPIs para essa limpeza devem ser específicos para esse ambiente. Geralmente equipes especializadas em limpeza hospitalar seguem a norma das cores específicas para cada ambiente, como por exemplo, o uso de luvas devem ter cores diferentes das usadas para a limpeza dos quartos.
É recomendável verificar as condições de conservação e bom funcionamento dos sanitários também.
5. Cozinha hospitalar
A cozinha hospitalar necessitará sempre de uma atenção especial. Mediante pacientes fragilizados, uma infecção alimentar causada por um prato ou talher mal lavado pode ser fatal. Além disso, uma equipe para manutenção e limpeza desse tipo de espaço deve seguir diversos protocolos, para garantir a segurança tanto dos envolvidos no trabalho da higiene da cozinha hospitalar quanto para proteger pacientes e restante do hospital da possibilidade de infecções.
6. Acesso rápido
Deixe sempre os produtos de descontaminação e desinfecção em lugares estratégicos. Não a vista de todos, pois há produtos que podem ser perigosos para a saúde se estiver em constante contato com a pessoa, mas também não tão longe que não possa ser alcançado rapidamente.
Isso diz respeito aos produtos de esterilização e também aos de procedimentos ligados à conservação do ambiente, móveis, aparelhos e utensílios hospitalares.
Outra ideia é disponibilizar para as pacientes um ramal direto com a equipe de limpeza hospitalar.
Atualmente
Muitas empresas, em uma tentativa de prevenir do novo coronavírus, tem implantado cabines e túneis de desinfecção de pessoas.
Entretanto, a Anvisa divulgou, em 13 de maio de 2020, uma Nota Técnica 51/2020 afirmando que não existe nenhuma evidência científica sobre a eficácia e a segurança desse tipo de procedimento.
Segundo o próprio órgão, a adoção desse mecanismo não inativa o vírus dentro do corpo humano. E ainda pode causar danos à saúde de quem se submeter à desinfecção com saneantes aplicados diretamente na pele e nas roupas.
Isso porque os produtos químicos utilizados são, especificamente, destinados à limpeza e higienização de superfícies, utensílios, pisos, objetos e paredes. Assim, quando em contato com a pele ou aplicados diretamente sobre ela, podem causar danos e efeitos adversos.
Como estamos presenciando com o coronavírus, fazer a higienização de forma correta é ainda a maneira mais eficaz de diminuir a proliferação do vírus e evitar que ele entre em contato com o corpo humano.
Como a Morhena pode ajudar?
A limpeza hospitalar é um trabalho altamente especializado, que requer especialistas, produtos e técnicas específicas.
Diante disso, optar por terceirizar a limpeza hospitalar é uma ótima alternativa. Isso pouparia o tempo de treinar os colaboradores contratados internamente pelo hospital, já que a equipe enviada para seu hospital será totalmente treinada e capacitada. Além disso, terceirizar costuma ser mais barato que manter sua própria equipe de limpeza.
Outra vantagem, que muitos consideram na hora de optar por essa possibilidade, é o conhecimento que uma especializada tem dos requisitos e regulamentos exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Os Hospitais devem ficar atentos se a empresa que prestadora de serviços possui uma certificação específica para esta função.
A Morhena, por exemplo, possui certificação internacional ISO 9001 em Limpeza, Higienização e Desinfecção em áreas da saúde, garantindo especialidade no segmento. O processo de trabalho é criterioso, conforme as regras da ANVISA, e geralmente é designado um colaborador exclusivo para supervisionar internamente a equipe de limpeza e ter certeza que eles estão usando todos os EPIs corretamente e executando todos os processos com cuidado e atenção.
É importante dizer que o “Padrão Morhena” busca sempre a excelência em seus serviços, honrando o compromisso com o cliente, respeitando seus direitos, e buscando soluções que atendem a suas necessidades.