Desde a descoberta dos microorganismos, muitos estudos, pesquisas, cursos, materiais, equipamentos de proteção individual (EPI), medidas de prevenção e controle de Infecção Hospitalar (IH) foram feitos. Porém, muitos profissionais de saúde, embora conheçam tais procedimentos, acabam negligenciando as técnicas por conta da “correria do dia a dia”, na pressa de disponibilizar leitos e atender pacientes, colocando o paciente e os próprios profissionais em risco.
Por isso, infelizmente, mesmo com tantas descobertas feitas, o índice de morte de pacientes devido à infecção hospitalar, ou seja, qualquer infecção adquirida depois da internação, continua sendo muito elevado.
Como já dissemos em outros de nossos textos, a limpeza sozinha não acaba com os microorganismos, tendo que ser acompanhada logo depois pela desinfecção e esterilização dos ambientes.
A necessidade de que além do conhecimento técnico, os profissionais precisam aceitar e praticar os procedimentos de biossegurança como hábitos. Afinal, como diz a velha frase, “velhos hábitos são difíceis de quebrar”.
Por isso, neste texto daremos 5 dicas de como tornar o controle do IH no seu hospital um hábito para seus colaboradores.
1. Um dia especial
Em comemoração ao Dia Nacional de Controle de Infecção Hospitalar, comemorado no dia 15 de maio, a Fundação de Saúde Dilson de Quadros Godinho – Hospital Dilson Godinho, uma vez realizou um evento diferente para incentivar seus colaboradores a prestar mais atenção nos cuidados contra a IH.
Durante dois dias, o setor promoveu um jogo de perguntas para os colaboradores, que tinha por objetivo, fazê-los refletirem sobre a fundamental importância de se realizar a correta lavagem das mãos, realizar as precauções de contato e gotículas (com a utilização de luvas, aventais, máscaras e jalecos bem higienizados), seguir os protocolos de higiene local, além de orientações para o descarte correto de insumos hospitalares.
É comprovado que quando as pessoas, de modo geral, estão se divertindo com algum assunto, esse determinado assunto fica por muito tempo em suas mentes, ligando o conceito de diversão com a temática. Médicos e enfermeiros já aprendem sobre as táticas e processos no ensino superior, sendo os únicos motivos de não as fazerem por vezes no dia-a-dia, são as razões já citadas anteriormente.
Você, portanto, também pode tentar criar um jogo para tentar trazer de volta a atenção aos cuidados para evitar a IH, usando a tendência natural e intrínseca do ser humano de memorizar, repetir e tornar hábito aquilo associado a diversão e contentamento.
Se for capaz de dar um pequeno prêmio para o vencedor do jogo, melhor ainda!
2. Treinamento
Já dissemos em textos anteriores a importância do treinamento continuado. Oferecer treinamentos, palestras, simpósios para os colaboradores, pelo menos uma ou duas vezes por mês, é extremamente essencial.
Afinal como os hábitos são adquiridos? Eles não são simplesmente uma repetição automática do que é feito todos os dias, chegando ao ponto que você não precisa nem pensar para executar a ação?
Pois bem, o treinamento é como uma adaptação de como um hábito é adquirido. Um cronograma de treinamento, dinâmicas e palestras, feitos repetidamente todos os meses, ainda por cima se alguns temas forem recomendações dos colaboradores, ajuda a incorporar os procedimentos contra a IH na memória e nas vidas cotidianas dos médicos e enfermeiros.
O ideal seria um treinamento semanal.
3. Enfermeiro Chefe
Confie no Enfermeiro Chefe para ficar de olho nos outros colaboradores.
Por ser o principal agente do cuidado direto com o cliente, os enfermeiros conhecem bem os procedimentos e estão sempre circulando o hospital, de olho em tudo.
O Enfermeiro Chefe é aquele que distribui e orienta as atividades para a equipe, avalia os cuidados prestados aos pacientes e coordena o atendimento em situações de emergência, além de prestar assistência e auxiliar a equipe de enfermagem nos cuidados especiais.
Lembre-se que orientar e avaliar a equipe na utilização de equipamentos, materiais permanentes, EPIs apropriados e fiscalizar se as técnicas de higienização estão sendo devidamente executadas pelos outros colaboradores também é a função do Enfermeiro Chefe.
Confie naquele que você escolheu para esse cargo, afinal você deve tê-lo escolhido por ser impecável em todos os aspectos em relação aos cuidados dos pacientes. Mesmo assim, também não tenha medo de relembrá-lo dessa função de vez em quando, mas confie que ele se lembra e sabe dessa função, para que ele não se sinta desvalorizado.
4. Reconhecimento
Por falar em valorizar os colaboradores!
Reconhecer bons resultados é sim importante. Lembre os profissionais do quão importante eles são como pessoas e como parte de toda a engrenagem que é o hospital.
Deixe claro que as técnicas de higienização não são apenas por preocupação pelos pacientes, mas também preocupação com seus profissionais. É bom espalhar infográficos com os procedimentos por todo o hospital, assim a todo momento eles serão bombardeados com as informações e dificilmente se esquecerão de fazê-las.
Este hábito também gera confiança entre você e seus colaboradores. Assim, o compartilhamento de informação, ideias e experiências é maior. E um ambiente assim só tende a se tornar mais rico e produtivo.
Se puder, é sempre um diferencial dar pequenas recompensas, como bombons ou outro doce, para aqueles que fizerem todos os procedimentos de forma impecável.
5. PCIH
O Programa de Controle de Infecção Hospitalar (PCIH) é um conjunto de ações desenvolvidas deliberada e sistematicamente pelos membros da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e tem como objetivo a redução máxima possível da incidência e da gravidade das infecções hospitalares.
O CCIH é um grupo de pessoas, profissionais da área de saúde, que são contratados exclusivamente para manter os índices de infecção nos valores considerados aceitos pelo Ministério da Saúde, seguindo rigorosamente normas e portarias específicas da Vigilância Sanitária, promovendo ações de prevenção às infecções. Junto à Direção do Hospital, a comissão planeja, elabora, implementa, mantém e avalia o PCIH.
Essas foram as 5 dicas para habituar seus colaboradores aos procedimentos de higienização contra as infecções hospitalares. Se gostou desse texto fique à vontade para assinar nossa newsletter para receber mais conteúdos como este.