Não é recente a rigidez das leis de sustentabilidade no Brasil. Já faz um tempo que comerciantes e, principalmente, consumidores estão batendo na tecla do consumo sustentável. Para uma empresa, aderir à gestão sustentável torna-se um grande diferencial, até mesmo motivo de vantagem competitiva, o que afeta não só a produtividade, mas também o lucro gerado.
As empresas não estão interessadas em perder lucro mas também não estão interessados em abrir mão de suas fontes naturais pelo consumismo. Portanto, é necessário que haja um meio do caminho; o que as empresas podem fazer para que o desenvolvimento continue, mas com responsabilidade ambiental? Como as empresas podem ajudar na sustentabilidade? É o que discutiremos a seguir neste artigo.
Entretanto, não se pode responder a essas perguntas sem antes responder a uma outra grande questão: o que é a sustentabilidade ambiental?
Sustentabilidade ambiental, basicamente, é o uso dos recursos naturais de forma responsável; ou seja, utiliza-se dos recursos naturais (água, minérios, madeira e afins) de forma que esses não alcancem o esgotamento, e possam ser garantidos para as gerações futuras. As principais preocupações, além da preservação desses recursos naturais, obviamente, é a preservação da fauna e flora, a redução de emissão de gases tóxicos, a redução de poluição, a redução e o fim do aquecimento global e efeito estufa, entre outros muitos objetivos.
Um dos maiores desafios é conseguir equilibrar o sistema econômico com a preservação ambiental; por isso, surge uma nova ideia: a sustentabilidade empresarial ambiental. Esta prática está intimamente ligada aos três pilares da sustentabilidade, os quais tentam manter em equilíbrio economia – meio ambiente – sociedade.
Assim, empresas que adotam esse pensamento ambiental podem realizar uma série de ações para se tornarem aliadas na busca pela preservação, ou seja, para se tornarem eco-friendly, um termo em inglês, em livre e literal tradução, “amigáveis ao meio ambiente”, dentre as quais:
- Reciclagem: a reciclagem sempre entrará em questão por ser o meio mais benéfico para a renovação de novos materiais; a reciclagem ajuda a diminuir resíduos que demoram anos para se decompor em lixões e aterros, além de diminuir significativamente a poluição no solo e água.
- Descarte adequado de resíduos: assim como a reciclagem, o descarte adequado dos resíduos não-recicláveis pode alterar significativamente a quantidade de lixo a céu aberto e em aterros, ao serem direcionados para outras funções.
- Gestão de energia e água: a dosagem dos recursos hídricos e elétricos, e a substituição de antigas formas de geração de energia (usinas elétricas por placas solares) e reutilização de água devem ser opções a serem consideradas por parte das empresas; em um primeiro momento, a substituição parece cara, mas o lucro pode compensar ao longo dos anos.
- Respeito às leis ambientais: entrar de acordo com as leis ambientais descritas em documentos como Política Nacional do Meio Ambiente, Novo Código Florestal Brasileiro, entre outros.
- Criação de projetos de conscientização: os projetos de conscientização sempre tiveram papeis fundamentais no que diz respeito à proteção do meio ambiente.
- Treinamento especializado para os funcionários: ensiná-los a conscientizar e a realizar um trabalho sustentável.
- Fabricação de produtos duráveis: trocar embalagens descartáveis por embalagens reutilizáveis e/ou biodegradáveis, ou estender o prazo de vida dos produtos é uma boa opção.
- Redução na emissão de gases: instalar filtros em chaminés e direcionar gases poluentes a outras funções.
A partir dessas ações, em pouco tempo, tem-se resultados, principalmente no que diz respeito à economia; outros resultados levam tempo para surtir efeito, mas, a longo prazo, são satisfatórios. Alguns dos benefícios que inserir a práticas sustentáveis em sua empresa pode trazer são:
- Melhor gestão de gastos: com a reciclagem, por exemplo a retirada de recursos primários diminui drasticamente, ou seja: o custo para essa retirada também diminui; a custo de criação de novos materiais praticamente não existirá, uma vez que a criação de um novo material será proveniente de reciclagem; o custo de mercado ainda pode crescer, já que produtos eco-friendly são difíceis de se encontrar, e são a opção do público, hoje em dia.
- Melhoria da imagem da empresa: investidores e clientes se importam E prestam mais atenção em empresas que se importam mais com o meio ambiente.
- Melhoria ambiental: obviamente, a mais importante e o objetivo principal da sustentabilidade é a melhoria e preservação ambiental. Com a menor retirada de matéria-prima, os recursos naturais se preservam, garantindo, assim, o não-esgotamento desses. Há a diminuição da emissão de gases, a diminuição na produção de lixo e, assim, a diminuição de incidência de chuvas ácidas, de enchentes, de rompimento de barragens e de contaminação.
Além de tudo que foi listado neste artigo, desde como ajudar, até os benefícios, as empresas também podem basear suas diretrizes, metas e objetivos em conjuntos de normas padronizados, que tenham a atenção voltada para o cuidado com o meio ambiente.
O grupo Morhena, por exemplo, detém a certificação do ISO 9001, que consiste em padronizar e melhorar a gestão dentro da empresa, mantendo em foco os desejos do cliente, contanto que de acordo com os valores da empresa (a qual é uma empresa sustentável). Estas normas asseguram muito mais qualidade em seu serviço, uma vez que prepara os funcionários da empresa para um ótimo e ágil desempenho em suas funções. Além disso, o grupo Morhena também desenvolveu o projeto Rhecicla, que consiste em incentivar tanto funcionários da empresa quanto a comunidade a realizarem a coleta seletiva.
Todas essas práticas, se feitas de forma correta e honesta, podem trazer um grande retorno para sua empresa, e um maior ainda para o meio ambiente e para a sociedade.
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