Limpeza Hospitalar

O que é Limpeza Hospitalar?

A Limpeza Hospitalar diz respeito a todas as técnicas de limpeza, desinfecção e esterilização utilizadas em todos os ambientes internos e externos do hospital. Diferentes procedimentos são utilizados de acordo com o risco de infecção do ambiente (centro cirúrgico, UTIs, enfermarias, ambulatórios, áreas administrativas), de crítico a sem risco.

O principal objetivo da limpeza hospitalar é a prevenção da ocorrência de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), isto é, aquelas adquiridas por meio de procedimentos de saúde ou durante a internação hospitalar.

Existe um risco biológico inerente ao ambiente hospitalar e, por isso, é necessário um cuidado especial com a limpeza do local a fim de evitar contaminações e proliferações de bactérias e vírus. Nessa área, diversos fatores que favorecem a contaminação podem ser minimizados com o uso de técnicas eficazes de limpeza e desinfecção.

Seja concorrente ou terminal (com o paciente no leito ou não, respectivamente), a limpeza hospitalar tem a função de evitar que infecções se propaguem no local, garantindo a segurança dos pacientes, familiares, funcionários e visitantes. Para que essa função – que exige uma série de cuidados especiais – seja realizada com o mais alto padrão de qualidade, temos uma equipe treinada, liderada e monitorada por enfermeiros, seguindo à risca os protocolos de desinfecção de cada ambiente.

Além disso, a Morhena conta com profissionais de limpeza hospitalar, altamente capacitados, certificados de acordo com a norma ISO 9001:2015 no escopo de limpeza, higienização e desinfecção em área hospitalar, e vistoriada pela ANVISA.

Como funciona

A Morhena avalia os serviços que serão necessários, separando as áreas em três categorias. 

Para cada um desses locais, há um procedimento padrão, com materiais, instrumentos e produtos específicos, que tem o objetivo de evitar a infecção hospitalar.

Depois de avaliar as áreas, calculamos quantos materiais e colaboradores serão necessárias para executar o serviço com qualidade e sem desperdícios.

  • Áreas críticas: como CTI e centro cirúrgico, nas quais há um número maior de pacientes em estado grave e com o sistema imune mais afetado. Nesses locais, o risco de infecção é maior, pois há procedimentos invasivos e o paciente se torna mais vulnerável.

  • Áreas semicríticas: que são ambulância, enfermarias e ambulatórios. Nesses ambientes encontram-se os pacientes internados e o risco de infecção é menor.

  • Áreas não críticas: como a sala do médico, refeitório, pátios e administração. As áreas não críticas são aquelas que não oferecem risco de infecção pois há a presença mínima de pacientes. 

Como funciona

Redução de custos

Maior qualidade, flexibilidade e rapidez das respostas

Confiabilidade na detecção de riscos, consequentemente, resulta na redução de riscos

Implantação de uma cultura de melhoria contínua

Evita a contaminação cruzada

Normas de segurança seguidas a risca

Classificação das áreas de risco

Treinamento apropriado e completo

Criação de POPs

Certificação ISO 9001:2015

Morhena é uma das poucas empresas a possuir a Certificação ISO 9001:2015 em Limpeza, higienização e desinfecção em área hospitalar

A ISO 9001 é uma norma que define os requisitos para colocar um sistema de gestão da qualidade em vigor, auxiliando as empresas a aumentar sua eficiência e a satisfação do cliente.

A Morhena possui a Certificação ISO 9001:2015, específica para gestão da qualidade em Limpeza, Higiene e Desinfecção Hospitalar. Somos uma das poucas empresas no Brasil que a ter uma ISO específica na área. 

Conquistar a certificação ISO é uma tarefa árdua que representa um atestado de reconhecimento nacional e internacional à qualidade do trabalho.

A maior vantagem da ISO 9001, é implementar uma padronização internacional nos serviços prestados.

Por isso, a Morhena segue os protocolos de organização aos procedimentos e controla de maneira eficaz, garantindo a qualidade em todas as etapas.

Dúvidas frequentes

O que acontece em caso de falta de colaborador?

A Morhena já possui colaboradores disponíveis, para integrar a equipe em caso de falta de algum. Com o mesmo treinamento e capacitação do colaborador que se ausentou.

E se eu não tiver os materiais necessários?

A Morhena disponibiliza todos os produtos necessários para realizar a limpeza hospitalar. Entretanto, se a empresa optar por comprar os insumos de limpeza e contratar apenas o serviço, também é possível.

A Certificação ISO 9001:2015 é importante?

Sim. Pois, ela atesta, de acordo com normas internacionais, uma padronização de qualidade nos serviços prestados em higienização e desinfecção em área hospitalar e estabelecimentos assistenciais à saúde.

Quais são os fatores que interferem no preço da contratação?

A necessidade de limpeza muda de acordo com o local e são vários fatores determinantes que mudam completamente os métodos, equipamentos, produtos e o preço.

Como às equipes de limpezas são definidas?

Antes de delegar a equipe responsável, precisamos delimitar as áreas críticas, semicríticas e não críticas, examinar quantas áreas comuns existem; os tipos de limpeza hospitalar que deverão ser aplicadas, entre outros. 

Gostaria de mais informações?

Entre em contato com nossos especialistas e tire suas dúvidas.